terça-feira, 19 de abril de 2011

CIRCUNSPECÇÃO DUM EMIGRA

A barbárie está instalada. E o flagelo das suas buzinas impede-nos de ouvir o murmúrio das perguntas. É a única coisa que explica que face a esta crise política portuguesa, que de longe configura uma verdadeira birra entre comadres, ninguém faça as perguntas necessárias.
E uma deles é, claramente, já o disse jocosamente mas agora insisto para pedir que alguém me esclareça:
- Quanto custa manter um exército?
- Desmantelar um exército sai mais caro que mantê-lo?
- É prioritário para Portugal, neste momento, manter um exército?
- Não é possível reconverter a indústria do armamento?
- De que crise de fala se não se tem a força moral de se abater nas balas para se injectar no crédito às pequenas e médias empresas?
- Que critério se usa hoje para a necessidade da compra de mais um tanque?
- E se o exército anda de tanga, e nem para a graxa das botas há orçamento, para que se mantém um exército? Porque hão-de ser sempre civis os sacrificados?
- Pode o Ministério da Defesa defender-nos, se 800 militares, o número suficiente segundo o Otelo Saraiva de Carvalho, decidirem fazer um golpe de Estado? E se não, para que existe um Ministério da Defesa e a sua delapidação orçamental?
 - E por grave que seja a situação, alguém mandou o Otelo Saraiva de Carvalho dar uma volta ao bilhar grande quando se pôs a dizer que se os soldados soubessem o que sabem hoje não tinham feito o 25 de Abril?
- E em nome de quê as tão judicativas instâncias do mercado internacional quando avaliam em recessão a economia de um país não preconizam de imediato: querem crédito, abatam primeiro o exército?
Confesso que está para além do meu entendimento que depois de escolher a entropia um país peça emprestado para pagar o diligente serviço das carpideiras.
Todos os anos, pelo ano novo, cresce-me um bocado de asa e tenho de a meter para dentro, deve ser disso.

1 comentário:

  1. http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/exercito-falha-primeiro-dia-de-pagamento-de-ordenados_1490645

    e esta, hem?!

    ResponderEliminar