quinta-feira, 23 de junho de 2011

RELEITURA DE ÍON


1
Há vezes em que só compreendo as palavras
e noutras só os pensamentos.
Quando acontece coincidirem
e enxergo a ambos como dois carris uníssonos
e casados pelo ritmo
não sei se sou o tronco do carvalho
se a copa se a cotovia
que deles se afasta.

2
Eu unicamente exprimo a realidade
como convém a um profano.
Nem o saber nem o sagrado
se exprimem, pondo a galinha o ovo.
E está ao alcance de qualquer homem
reconhecer o que digo ao calar,
de ombro na ombreira, depondo
a caçadeira para fixar como o caçador
o especioso brilho na coxa
da corça que descasca a laranja.

3
Não me lembrava de onde era chegado
aquele nome. Tinha-o debaixo da língua
mas não me saía e acabei por amá-lo
só para lhe adivinhar a origem.
Epio, o construtor do cavalo de Tróia.
Reconheci-o depois de me ter deitado
com ele, selando com o meu sexo
a morte do meu pai, Eliano,
e de meu irmão, Heraclides, o citarista,
desventrados pela adaga do invasor,
na noite do dia em que aquele casulo
de morte foi tido por inocente
e levado para dentro das muralhas.
Quem o adivinharia, três meses depois,
naquele grego gentil que fundiu
em bronze o seu nome
na minha carne?

4
Penteava os oráculos.
Era o que se lia na cédula
como profissão:
penteava os oráculos.
Isto antes da reforma,
agora é general
dos exércitos intangíveis.
 

5
A manha, a batota com que Sócrates
pôs Íon diante da escolha impossível:
a de ser um homem injusto ou divino
faz-me lamber os dedos
só de antever a jogatana
do próximo sábado. Eu levo
um baralho novo, ele o vinho.
O coitado não sabe que eu
me pélo por ser um homem injusto.


1 comentário:

  1. Greetings from Finland. This, through a blog is a great get to know other countries and their people, nature and culture. Come take a look Teuvo images and blog to tell all your friends that your country flag will stand up to my collection of flag higher. Sincerely, Teuvo Vehkalahti Finland

    ResponderEliminar