quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CHERCHEZ LA JOIE!

Ontem, com o visionamento de alguns excertos de «Satyricon», de Felini, terminou o meu curso sobre Filosofia Antiga e Arte, no Camões. Fluiu e no fim as pessoas manifestavam contentamento, o que me deu confiança para anunciar o próximo Curso Livre que orientarei, desta vez sobre «Nietzsche e a Arte», em Outubro. Agora vai ser um mês e meio de impregnação no filósofo alemão e nos seus principais intérpretes: Deleuze, Colli, Vattimo, Jaspers e Heidegger.
Gosto deste modo de me disciplinar nas leituras e de partilhar algum entusiasmo.
E não ter a obrigação de dar notas é um alívio. Concordo cada vez mais com o luso-braileiro Eudoro de Sousa, que dizia: «O que o aluno quer é o diploma para ele singrar na vida (…) a única solução para a universidade é que ela não dê diplomas. Quando houver universidade que não tenha diplomas, aí eu acreditarei que seja uma universidade séria. Porque nesta altura quem for à aula é por interesse em ser e não em ter».  

2 comentários:

  1. uma universidade que não ofereça diplomas e está interessada no livre processo de aprendizagem do aluno, parece-me ser a popular de michel onfray. acho que vale a pena dar uma vista de olhos para perceber o funcionamento daquilo.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. já agora, por causa do seu próximo curso livre, no blog do mesmo filósofo a quem fiz referência podemos encontrar isto, que talvez possa servir:

    http://michel-onfray.over-blog.com/article-nietzsche-documentaire-et-film-anglais-english-82392200.html

    um abraço

    ResponderEliminar