segunda-feira, 28 de julho de 2014

SÉNIOR, E MAIS REFLEXÕES JÚNIORES

                                                 jovens que poderiam ser moçambicanos

Hoje é o “Ide” muçulmano, que altera completamente as rotinas do quotidiano em Maputo.
Vejo dois jovens muçulmanos entrarem no café de túnica comprida e lenço aferrado à cabeça como se usa na Arábia saudita e interrogo-me que sentido tem uma tão urgente necessidade em demonstrar, a), que se habita um não-lugar e, b), que a religiosidade deve exibir, seja qual for a coordenada em que manifeste, e como se borbulha fosse, a sua propensão a um “centro” que imponha às restantes miudezas topológicas, uma hierarquia. Como se o local não passasse de uma víscera apátrida que procura o jugo de um coração. O que me lembra a anedota da rapariga que chega a Nova Iorque e se apaixona ao terceiro dia por um taxista, sem saber que é o seu irmão.   
Incomoda-me que se ostente esta abstracção do espaço e dos lugares com uma voluntariedade, para o dizermos de forma corporal, à tripa forra . Afinal, onde vivem estes jovens?
Percebo então o que me incomoda em todos “os profissionais da fé”, sejam islâmicos, cristãos, judeus, budistas, hare-krishnas: a gana com que se agarram às marcas exteriores. Têm uma compreensão da religião absolutamente exotérica, frívola, inencontrável a não ser no dogma.
O que importa numa fé, a sê-la, é o que ela nos move por dentro e não a sua adesão a hábitos, aqui entendidos na ambivalência de costumes e de indumentária.
É pelo trespasse dos costumes que uma fé se manifesta, e não há absolvição para a fé que se cristaliza num ditado. Um muçulmano que se veste como muçulmano, um judeu que antes de qualquer comportamento que o valide nos exibe as suas patilhas em saca-rolhas para que não tenhamos dúvidas sobre a sua identidade religiosa, etc., etc., parecem-me criaturas arredadas de qualquer movimento de translação. De mal nutridas convicções religiosas, até – apesar das aparências.
Até a fé aprenderam de cor.
A mim, como ateu-não- sistemático choca-me esta cegueira em que se converteram as religiões, e choca-me porque isso me veda qualquer filiação séria e me priva, pois acho que há três condições para que uma vida se cumpra: o sagaz reconhecimento da felicidade na experiência que nos toca, o pendor socrático para não recearmos viver e, simultaneamente, examinarmos a vida; a humildade de experimentarmos um sentimento de re-ligação. Este último item é o que a falência das ideologias políticas e as diversas literalidades religiosas têm vindo a tornar mais sombriamente suspeito.  


Releio Che cos’è la poesia?, de Derrida, e como é natural há coisas que acolho e outras a que torço o nariz. Acho este preceito abominável:
«A economia da memória: um poema deve ser breve, elíptico por vocação, qualquer que seja a sua extensão objectiva ou aparente. Douto inconsciente da Verdichtung e da retracção
Creio que Derrida terá Celan na memória ao escrever isto mas apesar do bom exemplo não acho aceitável a lei. Bastava-lher ler a poesia hindu para se aperceber que essa medida não é universal. E um bom haiku não torna dispensável o Savitri, de Sri Aurobindo, são apenas experiências diferentes. As odes do Claudel e do Pessoa são grande poesia, apesar da sua arquitectura pouco elíptica.
Já gosto muito de outras duas asserções. A primeira:´
«O poético, digamos, seria aquilo que desejas apender, mas do outro, graças ao outro», que eu associo à porosidade com que o inesperado nos fisga, em Heraclito;
e a segunda:
«Não conhecias ainda o coração, assim o aprendes. Por esta experiência e por esta expressão. Chamo poema àquilo que ensina o coração, que inventa o coração»,
o que em meu entender pressupõe muitíssimo mais do que imaginar a poesia como acto de comunicação, de transbordo de fronteiras, etc. Para isso temos a net, as redes sociais.
Antes da poesia o humano está em estado de afonia, vulnerável e acossado; no jogo da poesia e da sua partilha há uma interioridade (nascente) que se engata e nos arranca à amnésia, à selvajaria, e que, na unicidade do poema, nos volta a sincronizar o coração com o ritmo.
Não um ritmo qualquer mas o que incorpora uma certa paixão e lê o acidente como um engenho portador de sentido. Não chega ainda a ser um conhecimento mas é uma reviravolta do caos, um quiasma onde algo começa. O que é mais que uma simples comunicação – uma “extensão” muito mais permeável ao aleatório e ao ruído - e onde a palavra nem sempre se elege nem opera como um interruptor do humano.



Hoje sonhei com haikus e tankas – nem sempre as imagens são os propulsores dos sonhos - e por isso fui para o café com Bashô e várias antologias com tankas e haikus, e ao reler As Sendas de Oku aqueles haikus pareceram-me mnemónicas. Explorar esta chave.



                              
SÉNIOR

                                  Para os velhos
tudo é demasiado.
A lágrima que embebe a fresta
na rocha pode vencer
a sede quando é tão escassa. Fim
e véspera do fim pedem
pouco, falam baixo.
Mas nós, na plenitude da idade,
na fornalha do tempo, nós? Pensai.



(Mario Luzi, versão minha) 

Sem comentários:

Enviar um comentário